Cristiano Mendes, diretor-geral da filial brasileira da GoDaddy, trocou a cadeira do escritório por uma sala de aula montada no estande de sua empresa, bem no meio da Feira do Empreendedor SP. Com a ajuda de um computador e um projetor, ele ensinou para empreendedores o que é um serviço de hospedagem, como montar um site, registrar um domínio ou criar blog.
Nas aulas, realizadas várias vezes ao dia, Mendes fala bastante, mas em um determinado momento, ele para e pede para que as pessoas opinem sobre suas dificuldades para montar um site. Ele não fica apreensivo com possíveis criticas, mas ansioso pelos feedbacks. “Os empreendedores dizem a real sobre meu setor. E revelam, sem filtro algum, onde minha tecnologia é boa e onde precisa melhorar”, afirma.
Segundo o executivo, eventos como a Feira do Empreendedor resultam em um conhecimento muito revelador sobre produtos e serviços, que nem mesmo as pesquisas de mercado mais detalhadas conseguem mostrar.
André Macedo, country manager da Intuit no Brasil, concorda com o colega. No estande da empresa desde o último sábado, quando começou a feira, ele distribui brindes, apresenta os softwares que vende, fecha negócios e, claro, conversa muito com o público. “Eu preciso escutá-los porque eles me dizem o que falta no meu produto”, diz.
Consultoria grátis
Segundo Macedo, como o público é diversificado, com empreendedores de vários setores e níveis de maturidade diferentes, as conversas funcionam como uma verdadeira consultoria. “O bom é que é de graça”.
Os empreendedores, por exemplo, mostraram para Macedo que seria adequado ter no gerenciador financeiro QuickBooks o serviço de nota fiscal eletrônica para os regimes tributários de lucro real e lucro presumido. “Ainda não temos esse recurso. E como muitas pessoas falaram disso no estande, a gente vai acelerar a adoção ainda nessa semana”.
A iZettle também vai usar os feedbacks que teve na feira para mudar seu serviço de meio de pagamentos. Segundo Adriana Albuquerque, gerente de marketing da empresa, os microempreendedores individuais (MEI) e empresários que passaram pelo estande pediram um recurso no aplicativo da empresa que ajuda na precificação e, também, o suporte a dois CNPJs. “São necessidades que o dono de um negócio só revela em uma conversa pessoal”, diz
Mendes também anotou várias melhorias técnicas que fará nos produtos da GoDaddy. Mas, de imediato, descobriu que pode ajustar algumas coisas em seu marketing.
Ele explica que muitos empreendedores ficam em dúvidas com a gama de serviços da GoDaddy. “Eu ofereço vários produtos, como blogs, lojas virtuais e domínios. Mas o empreendedor, muitas vezes, quer apenas um site para mostrar seu negócio. E eu preciso dizer que temos esse serviço, ou seja, mudar a forma que me comunico”, diz.
Mais perto das pequenas
Pelo segundo ano, a Microsoft montou seu estande na Feira do Empreendedor SP. E pela primeira vez na história, um presidente da empresa visitou o evento.
Paula Bellizia, que assumiu a Microsoft há oito meses, deu uma palestra no evento para mostrar quais ações a empresa faz para se aproximar dos empreendedores e das startups.
Ao público, ela explicou que a empresa quer aumentar a ligação com o pequeno e médio negócio por acreditar que muitas inovações podem surgir desses dois segmentos, incluindo os MEIs. “Não estamos aqui só para mostrar nossos produtos, mas também ouvir o que os empreendedores têm a dizer”, diz.
Segundo Paula, com a mudança que o mundo teve por causa da evolução da tecnologia, uma grande empresa, como a Microsoft, não pode mais ficar alheia ao que os empreendedores fazem. “Quem fizer isso vai perder oportunidades”, afirma. “Porque, nos últimos anos, as grandes inovações vêm das pequenas. São elas que estão revolucionando o mundo”.
Fonte: G1
Data: 25/02/2016