Tem muito empreendedor que aproveita as oportunidades para inovar no mercado, independente do momento difícil em que se encontra a economia brasileira. É o caso de Mário Vasconcelos Andrade, proprietário da TECNED - Tecnologias Educacionais. A empresa é um caso de sucesso da Rede Petrogás Sergipe e, no final de 2015, teve oportunidade de apresentar na feira OTC Brasil o projeto Universidade Setorial de Petróleo Energia e Gás (USPEG).
A USPEG é um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Estácio e tem como foco disponibilizar para micro e pequenas empresas dos segmentos petróleo, energia e gás uma estrutura de acesso à educação a distância. “Além de Universidade Corporativa, o projeto disponibiliza outros serviços como rede social, mercado eletrônico e banco de empregos, tudo para facilitar a vida dos pequenos negócios”, explica Mário Andrade.
O Projeto USPEG foi aprovado no edital de subvenção econômica à inovação disponibilizado pela FAPITEC / FINEP e está em fase de conclusão. “A USPEG já está pronta e em funcionamento. Em março, começaremos a divulgar o projeto junto as micro e pequenas empresas dos segmentos petróleo, energia e gás, principalmente aquelas ligadas às Redes Petro Estaduais”, orienta o empresário.
Para Josenito Oliveira, diretor administrativo da FAPITEC, é muito importante que todo empresário pense em inovar, seja em um produto ou processo. “Quem inova agrega valor e traz melhorias tanto para a empresa quanto para o consumidor, e o próprio Estado também acaba ganhando com isso, pois a empresa vende mais, gerando maior arrecadação. O projeto da TECNED é bastante inovador, com um leque de soluções muito grande”, destaca Jonenito.
Ana Nunes, analista do Sebrae em Sergipe e gestora do projeto Petróleo e Gás, acredita no sucesso da USPEG. “É um projeto inovador, criado por uma empresa da Rede Petro Sergipe. É um ambiente que qualquer empresa ou instituição poderá utilizar para ter acesso a seus cursos a distância com tecnologia de ponta. Houve grande interesse de instituições como o IBP e ONIP, das redes Petro e de grandes empresas do segmento de petróleo durante a apresentação do projeto na OTC”, explica Ana Nunes.
Vale destacar que a TECNED terá como parceria nessa ação a Estácio, uma importante universidade particular, que possui em todo o Brasil aproximadamente 400 mil alunos, e está lançando 40 cursos na plataforma da USPEG. A Universidade Setorial de Petróleo, Energia e Gás é uma iniciativa criada num ambiente desenvolvido a partir da integração de diversos softwares.
Tecnologia Educacionais
A TECNED iniciou suas atividades em 2004, ciente de que as tecnologias educacionais e a educação a distância poderiam melhorar a qualidade do ensino e diminuir a exclusão social e digital. A empresa trabalha com a elaboração e implantação de projetos de uso de tecnologias educacionais e educação a distância que possam ser incorporados às práticas educacionais de empresas e instituições de ensino públicas ou privadas, permitindo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, além de estabelecer parcerias para desenvolvimento de novos produtos e serviços de tecnologias educacionais e educação à distância. Atualmente, a TECNED gera sete empregos diretos.
O empreendimento tem como clientes empresas como o Grupo Energisa, Grupo Moura, Fanese, Banese, Museu da Gente Sergipana, entre outros. Quem utiliza seus produtos e serviços aprova,como o superintendente do Instituto Banese, Ézio Deda. “O Museu da Gente Sergipana é um espaço com tecnologia interativa, um dos primeiros museus com esse formato do Norte Nordeste, e a TECNED é uma empresa que vem atendendo nossas solicitações em algumas demandas específicas que envolvem tecnologia. É uma empresa séria, criativa, que oferece soluções inovadoras”, afirma Ézio Deda.
O Museu está com duas instalações que contam com o apoio e aparato tecnológico da TECNED. A primeira é uma instalação que mostra os barcos de fogo digital, uma alusão e homenagem ao barco de fogo de Estância. A segunda instalação é um painel montado atrás da exibição do reisado Mamolengo do Cheiroso, animado pela TECNED.
Fonte: G1
Data: 03/03/2016