Quando você precisa se desfazer de um HD ou outro dispositivo de armazenamento, é necessário ter cautela com os arquivos que um dia já foram armazenados nele. Isso se deve ao fato de o Windows e outros sistemas operacionais não apagarem eles por completo, o que significa que esses arquivos podem ser recuperados com o uso de certas ferramentas.
Para evitar que seus arquivos caiam em mãos erradas, é necessário fazer o uso de programas capazes de eliminar os vestígios do HD. A seguir, veja como apagar de forma definitiva os arquivos de um disco rígido.
Como apagar os dados de um HD com o Windows
Através do Windows, serão mostradas duas formas de apagar arquivos. O primeiro método explica como apagar uma unidade inteira. Confira:
Depois de ter apagado os arquivos com o programa, você notará que o disco está com o espaço ainda tomado, mesmo que não apresente nada em seu conteúdo. Isto acontece por causa do programa ter feito a escrita de arquivos falsos no lugar do conteúdo apagado. Portanto, após ter realizado este processo, faça uma formatação simples pelo próprio Windows para ter de volta o espaço livre.
Como apagar arquivos específicos
Ter que apagar todo o conteúdo de um HD às vezes pode não ser a solução ideal se você precisa apenas se livrar de alguns arquivos específicos. Para estes casos, é necessário usar um outro programa que tratará apenas dos arquivos que você escolher. Veja:
Como apagar o HD sem deixar o sistema
A última das opções é apenas recomendada para os casos em que você não utilizará mais o HD e o deixará com outra pessoa. Com o programa DBAN, você poderá apagar um HD inteiro, sem deixar vestígios até mesmo do sistema.
Para utilizá-lo, é necessário gravar a imagem ISO em um CD ou pendrive e deixar uma delas como a opção principal para o boot do computador.
Data: 24/08/2018