A Telefonica anunciou nesta quarta-feira, 9, a instalação de um novo cabo submarino que ligará o Brasil e os Estados Unidos. O cabo, de quase 11 mil quilômetros, unirá as cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza às portoriquenha San Juan e norte-americana Virginia Beach.
A operadora informou que a sua entrada na operação está prevista para o início de 2018 e vai ajudar a empresa a reforçar a sua liderança em infraestrutura em toda a América. Em termos operacionais, a tecnologia projetada permitirá uma capacidade de transmissão ultrarrápida, além de melhorar a confiabilidade das comunicações.
Recentemente, a Telefonia criou a nova empresa global Telxius para otimizar seu portfólio de infraestrutura e irá incorporar gradualmente alguns deles ao novo serviço, inclusive parte de sua rede de torres de celulares e cabos de fibra óptica.
A Telefonica também administra o Unisul, cabo que liga Uruguai e Argentina, assim como o SAM-1, um sistema de cabos submarinos implantado em 2000 que, como um anel de 25.000 quilômetros, liga os Estados Unidos, Caribe, América Central e do Sul.
Via Cinco Días
Data: 11/03/2016