Cerca de um ano após a suspensão da venda de chips da Oi, Claro e Tim, revertida somente 11 dias depois, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, avaliou nesta sexta-feira (26) que está havendo um "processo de melhoria de qualidade" dos serviços prestados pelas empresas de telefonia do país.
"Acreditamos que os serviços têm apresentado uma estabilidade para melhor. Estamos acompanhando isso como um sinal positivo dos investimentos que as empresas estão fazendo em qualidade. O 'call center' da Anatel tem acompanhado. É um instrumento importantíssimo. É de lá que tiramos boa parte das informações para atualizar o regulamento de serviços", declarou Rezende a jornalistas.
Os números de reclamações na Anatel, entretanto, cresceram fortemente desde julho do ano passado. Em julho de 2012, a Tim, por exemplo, registrou menos de duas mil reclamações, passando para 3,5 mil em abril deste ano (último dado disponível). No caso da Claro, as reclamações ficaram abaixo de 1,5 mil em julho do ano passado, avançando para 2,5 mil em abril de 2013. O crescimento também foi registrado nas reclamações sobre os serviços da Oi, em menor proporção, e também da Vivo.
"Esse aumento de reclamações não significa, necessariamente, que o serviço tenha piorado, ou que não tenha melhorado. Foi feita uma grande divulgação [da suspensão da venda de chips]. As pessoas passaram a conhecer mais os números da agência. Passaram a acreditar mais que a agência poderia atuar no sentido da solução destes problemas", disse o superintendente da Anatel, Roberto Pinto Martins. Segundo ele, o importante é avaliar o "comportamento real da rede".
Pioras nos dados
Os números da Anatel também mostram, porém, uma piora na taxa de acesso à rede de voz entre agosto do ano passado, quando estava em 96,87%, e abril deste ano (96,45% – último dado disponível). O mesmo aconteceu com o acesso à rede de dados de todas empresas, que passou de 97,33% em agosto de 2012 para 96,71% em abril deste ano. Apesar da queda, todas as taxas superaram a referência estabelecida pela Anatel, de 95%.
A taxa de queda de rede de voz, por sua vez, subiu de 0,77% para 0,86%, enquanto o único item que apresentou melhora foi a taxa de queda de rede de dados – recuando de 2,52% para 1,57% de agosto do ano passado para abril deste ano. O parâmetro da Anatel prevê que a taxa de queda na rede de voz deve ficar abaixo de 2% e, na rede de dados, abaixo de 5%.
"A nossa projeção, quando editamos a cautelar [que suspendeu a venda de chips], era que o serviço estava piorando, com a curva para baixo [de expectativa para o serviço]. Quando houve a cautelar, houve estabilização e algum nível de subida, mas o investimento em rede demora. Tem algum tempo de maturação. A gente tem problemas estruturais de antenas", informou Rodrigo Zerbone, conselheiro da Anatel. Ele lembrou que os últimos dados disponíveis são de abril e acrescentou que espera que os números de julho (que marcam um ano de suspensão da venda de chips) sejam "melhores".
Fonte: G1