A Anatel divulgou edição de 2015 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que avalia a situação das telecomunicações no Brasil durante o ano passado. Entre os vários dados apresentados no estudo estão a avaliação das melhores e piores operadoras de telefonia e internet fixa segundo seus clientes.
Foram mais de 150 mil entrevistas para avaliar a qualidade do serviço prestado nas áreas específicas de banda larga fixa, telefonia fixa, celular pós-pago e celular pré-pago. Destacaremos a seguir as prestadoras que mais destacaram positiva e ngativamente na lista, mas o estudo completo você pode encontrar neste link.
Banda Larga Fixa
A TIM sai em vantagem com a maior média, mas sua qualidade só foi avaliada em dois estados brasileiros. Cabo e Sercomtel também tiveram médias ótimas, mas também estão limitadas, aparecendo cada uma em apenas um estado. A operadora com a melhor média a ser avaliada em mais de 10 estados é a GVT, que agora faz parte da Vivo (que, curiosamente, aparece no fim da lista com a segunda pior nota média).
Os destaques negativos são foram Blue, Vivo, Oi e Sky. Veja as notas:
Telefonia Fixa
Aqui, novamente aparecem no topo duas operadoras de alcance restrito: Sercomtel (apenas um estado) e Algar (três estados). A GVT novamente figura com a melhor média entre as empresas com avaliação mais ampla, em mais de 10 estados.
Os piores resultados foram obtidos pela Vivo e pela Oi. Veja as notas:
Celular Pós-pago
A operadora virtual móvel Porto Seguro Conecta lidera a avaliação da telefonia móvel em planos pós-pagos, o que inclui vários fatores, incluindo a qualidade das chamadas e a qualidade da internet. No entanto, ela está presente em apenas um estado. Entre as empresas de maior alcance, a Vivo tem a melhor média.
TIM e Oi tiveram os piores resultados em relação à qualidade dos planos pós. Veja as notas:
Celular Pré-pago
Sercomtel e Algar aparecem no topo da lista, mas, novamente, têm alcance muito limitado. Todas as outras grandes operadoras tiveram nota abaixo de 7, embora a Vivo tenha tido uma média um pouco maior do que seus principais concorrentes. Veja as notas:
Fonte: Uol
Data: 30/03/2016